Por Sripad B.V. Madhava Maharaja
Deixe-me começar dizendo que ninguém deve se deixar impressionar por aqueles que não tem fé em Sri Guru e que, por tanto, se posicionam desfavoravelmente. Isto é resultado de um condicionamento material por conta de incontáveis vidas dedicadas à paixão e ignorância. Ainda assim, apesar da posição deles, pregar o nome e as glórias de Sri Guru aos devotos é a nossa obrigação. Srila Bhaktisiddhanta Prabhupada instruiu que todos devemos sempre falar a verdade e rejeitar falar o que não for verdade, por ser a causa da prisão do indivíduo na concepção ilusória da vida. Nunca devemos usar desapropriadamente as palavras e os sentimentos dos Acaryas. Ao contrário, devemos ser fortes e proteger a Sampradaya.
(Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Thakur Prabhupada)
Srila Bhaktisiddhanta Thakur Prabhupada diz que encontrar diferença no tattva existente entre o siksa e o diksa guru é uma ofensa. Ambos siksa e diksa guru são manifestações de Krsna.
krsna yadi krpa kare kona bhagyavane
guru-antaryami-rupe sikhaye apane
(CC Madhya 22.47)
"Krsna está situado no coração de todos como Caitya-Guru, o mestre espiritual interno. Quando Ele é gentil com alguma alma condicionada afortunada, Ele pessoalmente dá instruções para o progresso do serviço devocional, dando instruções como a Super-alma interna e o mestre espiritual externo."
siksa-guruke ta’ jani krsnera svarupa
antaryami, bhakta-srectha, –dui rupa
(CC adi 1.47)
"Deve-se saber que o mestre espiritual instrutor é a Personalidade de Krsna. O Senhor Krsna se auto manifesta como a Super-alma e como o maior dos devotos do Senhor."
Guru krsna-rupa hana sastrera pramane – guru-rupe krsna krpa karena bhakta-gane. O Diksa guru é considerado como sendo a rupa de Krsna e o siksa guru como sendo a svarupa dele. Rupa nesse verso significa que o diksa guru é diretamente a svayam rupa de Krsna e em relação ao siksa guru ele é a svarupa; ambas são não-diferentes em tattva.
Ouvimos recentemente que existem algumas pessoas minimizando e encontrando defeitos em nosso Gurumaharaja, Paramadhya Pujyapada Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja, a jóia principal da coroa dos Vaisnavas. Estas pessoas podem ter memorizado alguns seletos slokas e desenvolvido alguma capacidade intelectual fora do comum, mas isso não dá a eles o direito de serem arrogantes e de denegrir pessoas santas. Os ideias elevados da nossa cultura Vaisnava devem ser integrados em nossa vida diária prática. Humildade é a natureza distinta de um Vaisnava e se alguém é orgulhoso ou arrogante, esse orgulho irá apenas trazê-los pra baixo. Sri Guru não está interessado se ele é reconhecido por tais pessoas. Se eles o reverenciam ou não, não faz a menor diferença para ele. Ele está situado transcendentalmente. As glórias expansivas de Sri Guru se mantêm por si mesmas. Ele está fixo em seu bhajan ao Senhor. Ele não precisa de reconhecimento externo, ele já está situado em relacionamentos transcendentais que são baseados em amor espontâneo. A vida dele é um exemplo perfeito para todos nós e suas glórias serão espalhadas pelo mundo independentemente do que os contrariadores possam dizer ou implicar.
(Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja fazendo a instalação do Samadhi de Srila Prabhupada em 1977, no templo de Krsna-Balarama, Vrndavan)
Sri Bhagavan como antaryami conhece o coração de todos. Mesmo que o paramatma esteja presente no coração, ele nunca interfere na independência da jiva de praticar atividades boas ou ruins, ele está presente apenas como uma testemunha. Como mencionado antes, a Super-alma se auto manifesta externamente na forma do Guru.
Mesmo que a Super-alma exista dentro do corpo junto com a jivatma, Ela não é tocada pelas qualidades do corpo (os modos da natureza) como ocorre com a baddha-jiva.
A baddha-jiva está aversa a Krsna desde tempos imemoriais. As aversões das almas condicionadas estão inteiramente irraizadas na psique delas. Elas não são eliminadas tão facilmente. Como uma sombra, elas seguem as almas condicionadas onde quer que se vá e influenciam tudo que se faz. Não devemos nos surpreender diante da aversão ao Guru. Eles têm esta aversão a sadhu-sanga, aos Vaisnavas. Eles têm aversão a hari-katha, ao serviço e a serem servos. Eles tem aversão a serem submissos. Esse condicionamento os manteve aqui nesse mundo material por milhões de nascimentos.
Esse purusa-bhava é muito, muito difícil de abandonar. O desejo por prestígio e poder que contamina o coração, é descrito por Srila Raghunath das Gosvami no seu Sri Manha-Siksa, Os ensinamentos para a mente. Ele descreve tal desejo por prestígio, dhrsta svapaca-ramani pratisthasa – uma mulher audaciosa fora de casta que come cachorros. Esse anartha raiz, pratistha, se não for eliminado, mantêm o individuo profundamente irraizado na energia material ilusória e firmemente cativado por ela nela, despeito a capacidade oratória e apresentação polida que esse individuo possa apresentar.
(Srila Raghunatha Das Gosvami, autor do Sri Manah-siksa)
Nosso Gurumaharaja explica em seu significado vritti do Sri Manah-siksa que, "mesmo que todos os outros anarthas tenham sido eliminados, o desejo por pratistha não é facilmente removido. Dele todos os tipos de enganos e hipocrisia surgem e são gradualmente nutridos. O desejo por pratistha é considerado sem-vergonha, porque mesmo sendo a raiz de todos os anarthas, falha em reconhecer seus próprios defeitos."
Guru e Krsna nunca mantêm conecção com uma pessoa que desonra os Vaisnavas. As pessoas se sentem superiores por causa de dinheiro e poder. Sendo influenciados por falso ego e arrogância, eles se colocam acima até mesmo de seus maiores bem-querentes. Eles querem controle e não querem um mestre para guiar suas atividades. A doçura de Sri Guru é proeminente, assim como a opulência suprema de Srimati Radharani fica escondida, a opulência de Sri Guru fica escondida. Sri Guru é o Vaisnava mais proeminente mas aqueles que estão espiritualmente cegos falham em reconhecer este fato.
Se alguém não tem um mestre para controlá-lo, então, ele não é responsabilidade de ninguém. Não há correção, nem um mestre para guiá-los e ninguém para castigá-los. Eles têm apenas seus amigos, seus pares que fazem as mesmas coisas que eles. Quando você está entre amigos apenas, você deseja desfrutar. As pessoas não avançam muito quando estão entre amigos de seu grupo apenas. Desenvolve-se satisfação. Quem irá guiá-los? Eles dirão que estão fazendo isso por Guru e Krsna, mas eles estão apenas querendo controlar grandes, grandes projetos, dinheiro e seguidores. Raghunath das Gosvami, pelo seu próprio exemplo, nos ensinou a cuidadosamente examinar a motivação por trás de nossas ações. Ele estava sempre pronto para corrigir sua própria mente.
Devemos perguntar a nós mesmos se o que fazemos é puramente para o serviço do Senhor e Seus devotos ou se fazemos em busca de nome e fama, prestígio e poder?
Não seremos capazes de refutar todos aqueles que são aversos a Sri Guru, Rupa Gosvami e Sanatana Gosvami não queriam debater com o grande erudito Dig Vijaiee, que vencia a todos no debate, e apenas se declararam como derrotados por ele. Da mesma maneira, não devemos perder nosso tempo com pessoas que não querem mudar. Sri Guru é um servo puro de Sri Krsna. Sua habilidade de passar de forma transparente os ensinamentos precisos dos Acaryas de nossa Sampradaya é impressionante. Devemos ler suas palestras e livros e tentar entender os sentimentos internos dos Acaryas assim como as soluções para nossa permanência passageira material. Todo tattva, todo siddhanta está disponível. Sri Guru veio nos libertar nos dando o objetivo de vida mais elevado, prema bhakti.
(Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja, nosso amado Srila Gurudev)
rahuganaitat tapasa na yati
na cejyaya nirvapanad grhad va
na cchandasa naiva jalagni-suryair
vina mahat-pada-rajo-’bhisekam
(SB 5.12.12)
"Meu querido Rei Rahugana, a não ser que se tenha a oportunidade de untar o corpo inteiro com a poeira dos pés de lótus dos grandes devotos, não se é capaz de realizar a Verdade Absoluta simplesmente por observar celibato [brahmacarya], estritamente seguir as regras da vida familiar, abandonar o lar como um vanaprastha, aceitar sannyasa, ou por passar por penitencias severas no inverno se mantendo submerso na água ou por se manter cercado por fogo no verão ou sob o calor abrangente do sol. Existem muitos outros processos de entender a Verdade Absoluta, mas a Verdade Absoluta é revelada apenas por aquele que obteve a misericórdia de um grande devoto."
O mesmo ponto é colocado no Sri Prahlada caritra:
naisam matis tavad urukramanghrim
sprsaty anarthapagamo yad-arthah
mahiyasam pada-rajo-’bhisekam
niskincananam na vrnita yavat
(SB 7.5.32)
"A não ser que eles untem seus corpos com a poeira dos pés de lótus de um Vaisnava completamente livre da contaminação material, pessoas muito inclinadas a vida material não poderão ser trazidas aos pés de lótus do Senhor, que é glorificado por Suas atividades fora do comum. Apenas se tornando consciente de Krsna e se abrigando na sombra dos pés de lótus do Senhor dessa maneira pode-se libertar da contaminação material."
Existem incontáveis exemplos como esse. Vamos nos abrigar apropriadamente e não nos tornarmos espantados por aqueles que não entendem tais verdades e por aqueles que não tem fé em Sri Guru
Tridandi biksu Bhaktivedanta Madhava
Nenhum comentário:
Postar um comentário